Lean nas Emergências

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Sobre

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra – HGIS pode ser considerado uma conquista de todos. Em 3 de março de 1999, após mais de 10 anos de mobilização popular em prol de sua construção, o HGIS é inaugurado e tem sua gestão de serviços realizada por uma Organização Social – o Seconci-SP, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, por meio de uma parceria celebrada com o governo do Estado de São Paulo.

O primeiro serviço disponível no Hospital foi a maternidade. Até 2003, 50% das saídas Hospitalares do HGIS eram obstétricas. A partir de 2004, com a construção das maternidades municipais para partos de baixo risco em Itapecerica da Serra e Embu, a Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com as secretarias dos municípios e o HGIS discutiram as prioridades e optaram pela ampliação da área cirúrgica e de sua complexidade.

Assim, gradativamente vem aumentando o número e a complexidade das cirurgias ortopédicas, pediátricas, obstétricas, vasculares, oftalmológicas, urológicas, de cabeça e pescoço, torácica e, desde 2009, as neurocirurgias. Ao mesmo tempo o Hospital passa a atender apenas partos de alto risco, se tornando referência neste tipo de atendimento para a sua região.

Em 2010, inaugura o serviço de reabilitação visando à continuidade dos cuidados a esses pacientes de maior complexidade.

Sempre focado na qualidade do seu atendimento, o HGIS teve o ano de 2011 marcado pelos investimentos na melhoria do atendimento de urgência e emergência com a implantação da unidade de atendimento crítico e semi-crítico no pronto socorro e o time de resposta rápida.

Durante o ano de 2012, o Hospital concentrou esforços para desenvolver ações de adequação as exigências internacionais de qualidade, com os mais elevados padrões de cuidado ao paciente e com a melhoria de processos voltados para resultados. Em novembro, a equipe da líder mundial em certificação de organizações de saúde, a Joint Commission International (JCI), avaliou a instituição e constatou que as exigências internacionais de qualidade e segurança assistenciais são atendidas, tornando o HGIS o primeiro Hospital geral público do país acreditado pela JCI.

Missão
Defender a saúde e contribuir para o aprimoramento do SUS.

Visão
Ser excelente na assistência e na gestão de serviços públicos de saúde.

Valores
Ética;
Dignidade no atendimento e no trabalho;
Pioneirismo e Inovação;
Excelência e Economicidade;
Compromisso com a População;
Sustentabilidade.