Lean nas Emergências

Comunicação

Hospital do Ceará reduz em 37% lotação na emergência

Resultado levou ao aumento de 43% no atendimento diário no pronto-socorro do Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza

Pronto-socorro lotado, dificuldade de internação, recusa de recebimento de ambulâncias, ausência de atendimento especializado, são alguns aspectos que estão sendo melhorados na emergência do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em Fortaleza (CE). Com a média de 18 mil pacientes atendidos por ano, a unidade participou do 2º ciclo do Projeto Lean nas Emergências e conseguiu em seis meses – de novembro de 2018 a maio deste ano – reduzir em 37% a superlotação no pronto-socorro, melhorando a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e materiais. O Lean é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Até 2020, a meta é intervir na gestão de 100 hospitais públicos.

Nessa metodologia de enxugar processos, o HGCC conseguiu aumentar o giro dos leitos, reduzindo em 35% o tempo médio de internação na emergência. Isso possibilitou o aumento de 43% no volume de atendimento diário no pronto-socorro, que conta com 83 leitos. A metodologia permitiu dar mais atenção às pessoas que necessitam de maiores cuidados de urgência, como traumas, infartos, AVC entre outros.

“É gratificante ver a evolução de um projeto em 57 hospitais, com resultados relevantes em tão pouco tempo. Em 3 meses o Lean já consegue ter resultados visíveis nas emergências do País. No caso do HGCC, o Lean possibilitou uma mudança de cultura, integrando os setores e profissionais em um único propósito; o de melhorar o atendimento ao paciente e os fluxos de trabalho”, avalia Francisco Figueiredo, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

A aplicação da metodologia parece ser simples, mas necessita do envolvimento de todos os profissionais que atuam dentro do hospital, além de ser contínua. Uma das ferramentas da metodologia Lean é criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.

“Durante os dois dias do workshop tive contato, em elevado nível de conhecimento e experiência, com a metodologia Lean. Conceitos, discussões em grupo, simulações e intercâmbio com participantes de outros hospitais foram fundamentais na aplicação teórica e prática dessa metodologia. No decorrer do projeto ficou bem claro o quanto o Lean, em um contexto hospitalar, é importante para a realização de um atendimento com maior rapidez e melhor qualidade aos nossos pacientes. A redução de desperdícios, melhor organização dos fluxos e processos, o diagnóstico e resolução de problemas por meio da aplicação de ferramentas e princípios também fizeram parte do dia a dia do projeto. Além de contribuir com a redução das filas criadas no eixo da emergência do HGCC, anseio em me tornar um multiplicador dessa metodologia que veio para melhorar de forma significativa o atendimento realizado aos pacientes que visitam as emergências hospitalares, sejam elas da rede pública ou mesmo da rede privada”, relata Wlademy Damasceno Silva – Coordenador de TI” do HGCC.

Outra melhoria implementada no projeto, que auxiliou no avanço do atendimento no pronto-socorro, foi a elaboração de um novo layout para a implementação da sala de estabilização. A reorganização de fluxos também foi feita e agora é gerenciada por indicadores. Dessa forma, o HGCC conseguiu garantir não só uma maior oferta de leitos como a diminuição do desgaste emocional tanto do paciente como da equipe médica e hospitalar.

 

Por Silvia Pacheco, da Agência Saúde 

Fonte: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45938-hospital-do-ceara-reduz-em-37-lotacao-na-emergencia

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