Lean nas Emergências

Comunicação

Hospital do Piauí reduz em 14% lotação na emergência

Hospital de Urgência de Teresina reduz em 37% o tempo de passagem do paciente no pronto-socorro da capital do Piauí

Pronto-socorro lotado, dificuldade de internação, recusa de recebimento de ambulâncias, ausência de atendimento especializado, são alguns aspectos que estão sendo melhorados na emergência do Hospital de Urgência de Teresina HUT (PI). Com a média de 54.700 pacientes atendidos por ano, a unidade participou do 2º ciclo do Projeto Lean nas Emergências e conseguiu em seis meses – de novembro de 2018 a maio deste ano – reduzir em 14% a superlotação no pronto-socorro, melhorando a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e materiais. O Lean é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Até 2020, a meta é intervir na gestão de 100 hospitais públicos.

Nessa metodologia de enxugar processos, o HC-UFMG conseguiu aumentar o giro dos leitos, reduzindo em 26% o tempo médio de internação na emergência, que conta com 368 leitos. Além disso, novos processos de gestão ajudaram a reduzir em 37% o tempo em que o paciente fica no pronto-socorro. A metodologia permitiu dar mais atenção às pessoas que necessitam de maiores cuidados de urgência, como traumas, infartos, AVC entre outros.

“É gratificante ver a evolução de um projeto em 57 hospitais, com resultados relevantes em tão pouco tempo. Em 3 meses o Lean já consegue ter resultados visíveis nas emergências do País. No caso do HUT, o Lean possibilitou uma mudança de cultura, integrando os setores e profissionais em um único propósito; o de melhorar o atendimento ao paciente e os fluxos de trabalho”, avalia Francisco Figueiredo, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

A aplicação da metodologia parece ser simples, mas necessita do envolvimento de todos os profissionais que atuam dentro do hospital, além de ser contínua. Uma das ferramentas da metodologia Lean é criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.

No HUT foi desenvolvido gerenciamento de substituição de leitos através do QR Code, melhorando o tempo de entrega do leito após setup (limpeza), giro de leitos e reduzindo o tempo de substituição do leito, além de otimizar o sistema para regulação dos pacientes na rede.

A redução de desperdícios, melhor organização dos fluxos e processos, o diagnóstico e resolução de problemas por meio da aplicação de ferramentas e princípios hoje fazem, parte do dia a dia do hospital. Dessa forma, o HUT conseguiu garantir não só a melhoria do atendimento e uma maior oferta de leitos como a diminuição do desgaste emocional tanto do paciente como da equipe médica e hospitalar.

“O Projeto surgiu como um fôlego de novas possibilidades, grande crescimento pessoal e profissional. A cada visita do projeto nos deparamos com novos conceitos e compartilhamos nossas vivências profissionais enriquecendo nossos conhecimentos. A metodologia usada nas visitas é dinâmica e fomenta o engajamento cada vez maior dos profissionais envolvidos. O HUT vivenciou nesse período uma revolução tanto organizacional, quanto de fluxo nos processos de trabalho. Apesar das dificuldades encontradas, os frutos colhidos foram recompensadores, tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, relata Lenier Braga de Almeida, enfermeira da internação no HUT.

 

Por Silvia Pacheco, da Agência Saúde

Fonte: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45939-hospital-do-piaui-reduz-em-14-lotacao-na-emergencia

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