Lean nas Emergências

Comunicação

Projeto Lean nas Emergências é apresentado ao HGF

Projeto visa atuar na promoção de melhorias e no atendimento hospitalar da urgência e emergência do SUS

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da saúde do Governo do Estado do Ceará, está ingressando no terceiro ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que visa atuar na promoção de melhorias e no atendimento hospitalar da urgência e emergência da população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo/SP, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

A equipe de consultores do Hospital Sírio-Libanês que está acompanhando o HGF, estará reunida na unidade durante os dias 31 de julho e 1º de agosto, para discutir e trabalhar as ferramentas do programa, além de realizar a pactuação do projeto. Nesta terceira fase, que vai até dezembro de 2019, as visitas acontecerão a cada 15 dias, para acompanhar e monitorar o andamento das atividades.

Lilian Mesquita, médica especialista plena da rede paulistana explica que o projeto já contemplou 39 hospitais em 17 estados, auxiliando na redução da superlotação de emergências, melhorando os fluxos de processos sem aumento dos custos.

“A nossa proposta é auxiliar 100 hospitais até 2020. Já fizemos intervenção em 39 hospitais de 17 estados e nesta terceira fase, o HGF foi incluído. O Projeto Lean está focado em reduzir a superlotação no pronto socorro do hospital, melhorando os fluxos de processos sem aumento dos custos, para que possamos dar um atendimento mais digno e de qualidade aos nosso pacientes” explica a especialista.

O HGF é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em todo estado. Em média, são realizados na emergência, 3 mil atendimentos por mês de pacientes de todo o Ceará. O diretor geral do HGF, Daniel de Holanda, enxerga grandes possibilidades com a aplicação do Lean no hospital.

“O HGF é um hospital que fez 50 anos. O que está sendo feito nesse ano do cinquentenário, é uma preparação para os próximos 50 anos e isso inclui mudança de cultura dentro da instituição. Daqui para frente as coisas ficarão mais claras. Muito provável que o HGF seja um case de sucesso daqui a alguns meses, pois a equipe está motivada e o ambiente está propício a modificações”, ressalta o gestor.

Engajamento
Durante os dias 24 e 25 de julho, a equipe do HGF que está à frente do Projeto Lean nas Emergências, viajou até São Paulo, para um treinamento sobre o programa. A assessora da direção, Lidiane Marha, esteve presente e dá mais detalhes da capacitação.

“Foram dois dias de imersão no curso em São Paulo, que nos mostrou como a gente pode capacitar os profissionais para a evolução deles, no dia a dia do hospital. Isso torna mais fácil da gente ser multiplicador desse projeto”, fala.

Daniel Meireles, é o especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, que também está acompanhando o HGF. Ele reforça que a cada visita, estarão apresentando e colocando em prática, ferramentas para melhoria do processo de trabalho.

“A cada visita estaremos apresentando uma ferramenta e colocando em prática. Essa ferramenta foca em redução de desperdício, que vamos aplicar, constituir um plano de ação e avaliar resultados através dos indicadores. O que torna o grande diferencial no HGF, é o engajamento que encontramos da equipe. Sem esse engajamento, o resultado do projeto não será satisfatório”, expõe.

Veja também