Lean nas Emergências

Comunicação

HUOP recebe equipe do Projeto Lean nas Emergências

Representantes do Hospital Sírio-Libanês apresentaram a metodologia do projeto à instituição

Após o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) ser selecionado para o novo ciclo do Projeto Lean nas Emergências, os representantes do Hospital Sírio-Libanês – que é o instrumento de execução do projeto – expuseram nesta quarta-feira (23) a metodologia do programa para os servidores do hospital.

Para exprimir as finalidades do projeto, o dr. Gutemberg Lavosier, do Hospital Sírio-Libanês e o especialista em processos Daniel Meira fizeram uma apresentação no Auditório do HUOP. Na ocasião, demonstraram a estrutura e ordenação do Projeto Lean, como deve funcionar para que se atinja o êxito. Por meio de reorganização dos hospitais, melhoria de fluxo de internados, mudança de processos, definição, análise, execução e controle do plano.

“Com a reestruturação de funcionamento conseguimos atingir melhores resultados em menos tempo. A intenção de diminuir filas emergenciais é primordial, e vemos que os hospitais que já aplicam o projeto já tiveram aproximadamente 57% de redução no tempo de espera entre entrar no hospital e ser atendido por um médico. Isso permite maior faturamento e funcionamento ao hospital. Pensar na alta do paciente no momento em que ele entra no hospital também é uma das ferramentas de otimização dos leitos”, explica Daniel Meira.

O diretor geral do HUOP, Edison Leismann esclarece que “este é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, e nos últimos três anos 16 hospitais tiveram acesso a este programa, e no ano anterior foram 20 selecionados, entre eles o HU. Não custa nada ao hospital, o intuito é trazer a melhoria sem maiores investimentos financeiros”.

A aplicação desse projeto no HUOP, permite não só a melhoria para o atendimento regional, mas também maior qualidade de ensino aos residentes no hospital universitário. O dr. Allan Araújo, diretor pedagógico do HU, reitera que “é importante ensinarmos novas técnicas aos alunos, a fim de formar melhores profissionais, e alcançar uma melhor assistência para a população”. 

 

asdfsa

 

O Projeto Lean

Batizado de “Lean nas Emergências”, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês.

O projeto piloto começou há um ano em seis unidades do SUS e já apresentou melhorias significativas, por meio da capacitação na metodologia “Lean”, que consiste em transformar realidade gerenciais, potencializar resultados, melhorar e aproveitar o potencial humano.

Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseados em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

As ações implantadas baseiam-se principalmente na redução de sete desperdícios: Falta de qualidade, espera, estoques, movimentação, transporte, processos desnecessários e superlotação. Todos os setores do Hospital serão acompanhados e orientados pelos consultores do projeto.

O HUOP, como referência em diversos serviços prestados, com atendimento 100% SUS, foi um dos contemplados para receber as indicações Lean.

 

WhatsApp Image 2019 01 23 at 11.05.04 AM

Por Amanda Correa Alves

Fonte: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/maisnoticias/46435-huop-recebe-equipe-do-projeto-lean-nas-emergencias

Veja também