Lean nas Emergências

Comunicação

Hugo encerra Projeto Lean nas Emergências com resultados expressivos

Participação no programa resultou em ganhos significativos à unidade do Governo de Goiás, com redução sensível de desperdícios nos processos

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) encerrou nesta terça-feira, 8, sua participação no projeto Lean nas Emergências. A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório da unidade do Governo de Goiás e contou com a participação representantes do Hospital Sírio-Libanês, diretoria técnica, gerência assistencial e coordenadores do Hugo.

O Hugo é foi um dos participantes do 4º Ciclo do projeto. A metodologia do Projeto Lean visa melhorar a gestão nas emergências e diminuir a superlotação nas urgências hospitalares. Essas ações facilitam o acolhimento e atendimento dos pacientes nos prontos-socorros dos hospitais.

De acordo com coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Uriel Moura Resplandes, o projeto tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. “O Hugo foi contemplado no ciclo 4 com duração de um ano com acompanhamento presencial. Com o projeto, o Hugo implementou inúmeras mudanças no pronto-socorro e em todo o hospital por meio do uso da metodologia de gestão Lean”, explica.

Uriel Resplandes ressalta que participar do programa reduziu significativamente os desperdícios nos processos, aprimorou a organização dos ambientes, agilizou o atendimento ao paciente, melhorou a velocidade nas internações e na realização de cirurgias, resultando na redução da lotação do pronto- socorro. “Participar dessa experiência é extremamente agregador para mim como gestor, pois os resultados são perceptíveis diretamente na qualidade do atendimento prestado ao nosso paciente”, revelou.

Segundo o diretor técnico do Hugo, Eros de Souza, participar do Lean foi usufruir de uma metodologia que enxuga os processos, aumenta a eficiência, reduz custos e melhora os indicadores da unidade. “O Hugo é um hospital muito grande e cheio oportunidades de melhoria. Essa consultoria do Sírio tornou o hospital melhor como um todo e criou a cultura de eficiência operacional em todos os setores”, finalizou.

Iniciativa do MS
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) e do Sistema único de Saúde (SUS) executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. No SUS, o projeto busca organizar fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos.

Para isso, utilizam-se ferramentas, como o Nedocs (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que mede a superlotação a partir de parâmetros como taxa de ocupação dos leitos, número de leitos, tempo de passagem pela urgência até a alta.

Os hospitais que participam da iniciativa passam por um processo de intervenção, fase em que profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e equipes dos estabelecimentos para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitar as equipes.

Essa fase dura, em média, seis meses e, após o término desse período, os hospitais passam por uma etapa de controle, por mais seis meses, para garantir a transformação no gerenciamento dos hospitais e que esses novos hábitos e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

Metologia japonesa
O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, é uma metodologia japonesa pós- Segunda Guerra mundial que chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 1990 houve uma adaptação para utilização na área da saúde com impactos positivos.

 

Texto e foto: Julianna Adornelas/INTS

Fonte: https://www.saude.go.gov.br/noticias/12060-hugo-encerra-projeto-lean-nas-emergencias-com-resultados-expressivos#:~:text=Hugo%20encerra%20Projeto%20Lean%20nas%20Emerg%C3%AAncias%20com%20resultados%20expressivos,-Participa%C3%A7%C3%A3o%20no%20programa&text=De%20acordo%20com%20coordenador%20do,de%20hospitais%20p%C3%BAblicos%20e%20filantr%C3%B3picos.

Veja também