Lean nas Emergências

Sobre

Array ( [show_heading] => 1 [variation] => [alignment] => [title] => Hospital Sírio-libanês [subtitulo_check] => [subtitle] => )

Hospital Sírio-libanês

Sobre o Hospital Sírio-Libanês

O Hospital Sírio-Libanês é uma instituição filantrópica fundada na década de 20 por um grupo de senhoras da colônia sírio-libanesa que tinha em mãos apenas algumas dezenas de contos de réis, mas um grande sonho de construir um Hospital à altura de São Paulo que atendesse todas as classes sociais, como forma de retribuir o acolhimento encontrado na cidade. Assim, em novembro de 1921, em uma reunião na casa de dona Adma Jafet, o grupo constitui a Sociedade Beneficente de Senhoras e partem em busca de apoio para concretização deste ideal.

Quase 100 anos depois o Sírio-Libanês figura como umas das principais referências no setor de saúde do país em mais de 60 especialidades. Para isso, trabalha de forma contínua para oferecer assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado. Além disso, desenvolve atividades de ensino, integradas ao trabalho de compromisso social e seu propósito de conviver e compartilhar, razão de ser da instituição.

A atuação social

Atualmente o compromisso social da instituição se manifesta não somente por meio do atendimento assistencial, mas também apoiando o SUS de forma organizada e contínua por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Com o programa, o Hospital devolve à sociedade 100% das isenções fiscais obrigatórias a que tem direito por meio de boas práticas e serviços que ajudam a melhorar a saúde pública nacional.

Outra maneira de demonstração desse compromisso ocorre por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), Organização Social com foco na área assistencial e da qual somos mantenedores. A instituição é responsável pela administração de equipamentos públicos de saúde como o Hospital Geral do Grajaú, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Hospital Regional de Jundiaí, AME Dra. Maria Cristina Cury (Interlagos) e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro (Mogi Mirim).

De forma complementar, o Hospital Sírio-Libanês mantém há quase 20 anos o Abrace Seu Bairro, programa voltado à promoção da saúde, educação, qualificação profissional e qualidade de vida, com ações que favorecem o desenvolvimento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade do entorno da Bela Vista, bairro paulistano no qual o Hospital está instalado desde sua fundação.

Desde 2009 com a institucionalização PROADI-SUS, a atuação do Hospital vem migrando de um modelo focado no atendimento assistencial para um modelo que fomenta a ação coletiva, a cidadania e que se utiliza de métodos de gestão, bem como contempla um grupo maior de pessoas, de forma mais uniforme e perene.

Além disso, nossa atuação no programa segue os princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade, de forma paralela aos princípios da administração pública de legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade e eficiência.